Rufus Wainwright - Discografia
Conheci Rufus Wainwright através de Diana Krall. Bom deixa eu explicar melhor. Estava eu assistindo no Programa do Jô uma entrevista de Diana Krall, quando ela mencionou Rufus, dizendo que este era um grande artista canadense-americano e que a música “Vibrete” era ótima para ser ouvida tomando uma caipirinha, (rsrsrs). Aí fiquei curioso e fui procurar a música, e que grande presente Diana me deu! Mais um grande gênio da música mundial para meu acervo.
Por Flávio Guimarães
BIOGRAFIA
Rufus McGarrigle Wainwright (Nova Iorque, 22 de julho de 1973) é um cantor e compositor canadense-americano. Desde 1998, Rufus Wainwright gravou cinco álbuns de canções originais, alguns EPs e várias canções que fizeram parte da trilha-sonora de populares filmes.
Rufus Wainwright nasceu em Rhinebeck, Nova Iorque, filho dos cantores e músicos folk, Loudon Wainwright III e Kate McGarrigle, que se divorciaram quando ele ainda era uma criança. Rufus começou a tocar piano aos seis anos de idade, e aos 13 já fazia turnês com sua irmã Martha Wainwright (também cantora e compositora). Martha, sua mãe Kate, e sua tia Anna McGarrigle, como as "Irmãs McGarrigle e família." (“McGarrigle Sisters and Family”). Ruz viveu em Montreal com a sua mãe a maior parte da sua infância, e freqüentou por algum tempo a McGill University, onde estudou piano clássico e moderno. Algumas de suas canções foram escritas em Francês. Wainwright ainda mantém sua residência no Canadá.
Ele assumiu sua homossexualidade ainda adolescente. No dia 11 de Novembro, de 1999 na revista Rolling Stone, Rufus disse que seu pai sabia de sua homossexualidade. "Nós estávamos no carro, e começou a tocar 'Heart of Glass', e eu meio que balbuciei a letra da música, fingindo ser da Blondie. Isso foi só um sinal de outras coisas que estavam por vir, da mesma forma".Ruz disse mais tarde: "Minha mãe e meu pai nunca puderam suportar o fato de eu ser gay. Nós nunca falamos abertamente sobre isso".
Ruz começou a se interessar por ópera durante sua adolescência. Várias de suas músicas têm uma grande influência erudita, por exemplo, sua canção Barcelona tem partes da composição de Giuseppe Verdi. Ele também se tormou um entusiasta de performistas como Édith Piaf, Al Jolson e Judy Garland.
Aos 14 anos, Rufus foi estuprado no Hyde Park, em Londres depois de ser levado de um bar por um homem. O cantor se tormou celibatário por sete anos após o incidente. Mais tarde ele falou sobre aquela noite em uma entrevista: "Eu disse que gostaria de ir ao parque e ver como estava indo o grande show que acontecia naquele momento. Achei que seria uma romântica caminhada num parque, mas ele me estuprou e me roubou, e depois ainda tentou me estrangular". Ele afirma que só sobreviveu porque fingiu ser epilético simulou um ataque.
DISCOGRAFIA
1998 - Rufus Wainwright-Rufus
2001 - Rufus Wainwright - Poses
Want One é o terceiro álbum de estúdio pela canadense-americano , cantor e compositor Rufus Wainwright , lançado pela DreamWorks Records em 23 de setembro de 2003. O álbum foi produzido por Marius de Vries e misturado por Andy Bradfield, com Lenny Waronker como o executivo encarregado da produção . Want One gerou dois singles : " I Don't Know What It Is ", que alcançou a posição # 74 no UK Singles Chart , e " Oh What a World ". O álbum em três países, atingindo # 60 na Billboard 200 , # 130 na França e # 77 na Holanda.
Want One possui características vocais de Martha Wainwright , Joan Wasser , Thompson Teddy e Linda Thompson , bem como um banjo solo no "14th Street", de mãe Wainwright Kate McGarrigle. Para o álbum, Wainwright ganhou o prêmio de Artista Música Outstanding na 15 GLAAD Media Awards , ganhou Melhor Nova gravação e recebeu uma nomeação para Melhor Compositor no OutMusic Awards, e foi nomeado para o 2004 Shortlist Music Prize.
Want One é uma obra prima de Rufus, passei um dia inteiro ouvindo esse cd repetidamente e por incrível que pareça eu não me cansei. Em vários momentos Rufus canta com uma emoção impressionante. Usando vários recursos como, guitarras, orquestras e vocais de forma espetacular ele faz dessa obra uma das mais importantes de sua carreira. A música “Go or Go Ahead” é um dos pontos alto do álbum, e uma das mais lindas que já ouvi na minha vida, Rufus fez algo extraordinário nessa música ao colocar um coral para dar um pulso forte ao refrão. Além dessa música, “I Don't Know What It Is”, “Movies of Myself”, “Vibrate”, “14th Street” e “Beautiful Child” são altamente recomendadas.
Por Flávio Guimarães
2003 - Rufus Wainwright - Want one
2004 - Rufus_Wainwright-Want two
2007 - Rufus Does Judy
2007 - Rufus_Wainwright - Rele
2010 - Rufus_Wainright - All_D
1 comentários:
todos os links estão quebrados...
Postar um comentário