Mick Jagger - Discografia
1943 - Nasce Michael Phillip Jagger no dia 26 de julho em Dartford, Inglaterra.
1950 - Mick e Keith Richards moram na mesma quadra e estudam na mesma escola. Enquanto brincam em um parquinho, Mick pergunta a Keith o que ele quer ser quando crescer. Keith diz que quer ser como Roy Roger e tocar guitarra.
1955 - Mick estuda na Dartford Grammar School e conhece com Dick Taylor.
1957 - Mick se aproxima de Dick Taylor depois de descobrirem que os dois adoram blues. Nessa época discos americanos de Little Richards e Chuck Berry chegam à Inglaterra. Na escola Mick é chamado de preguiçoso e desobediente.
1959 - Primeiro ensaio do Little Boy Blue & the Blue Boys com La Bamba de Richie Valens. Em dezembro a banda faz sua primeira gravação com a música Round and Round de Chuck Berry. A banda é Mick no vocal, Bob Beckwith na guitarra, Dick Taylor na bateria e Alan Etherington nas maracas.
1960 - Keith Richards e Mick se reencontram no começo do ano. Logo Keith já está ensaiando e é convidado para se juntar à banda de Mick e Dick.
1961 - Bob e Mick começam a estudar na London School of Economics. Bob decide deixar a banda para se dedicar aos estudos, mas Mick decide deixar a faculdade para viver de música.
1962 - Depois de diversos shows pela Inglaterra, Mick Keith e seu novo amigo, Brian Jones, decidem formar "a melhor banda de blues do país". Brian Jones escolhe o nome The Rolling Stones em homenagem à música de Muddy Waters. Dick deixa a banda para estudar no The Royal College of Art e é substituído por Bill Wyman.
1963 - Em janeiro a banda recebe o baterista Charlie Watts. A banda lança seu primeiro single com Come On e I Wanna Be Loved. Brian tenta expulsar Mick da banda, mas os outros integrantes votam contra.
1964 - Assim como os Beatles, os Rolling Stones vão para os EUA para sua primeira turnê na América no Norte. Os Stones também vão ao programa Ed Sullivan, mas o comportamento da banda irrita o apresentador que jura nunca mais receber o grupo em seu palco.
1965 - A banda ainda lança (I can´t get no) Satisfaction. A música se torna hit instantâneo e chega ao primeiro lugar na parada da Billboard onde permanece por mais de três meses.
1966 - Os Stones lançam o álbum Aftermath e Mick começa a namorar a cantora Marianne Faithful que ainda é casada. Na metade do ano o single de Paint It Black alcança o topo da parada da Billboard.
1967 - Os Stones já são sucesso absoluto no mundo, e retornam ao programa de Ed Sullivan. Mick e Keith são presos com quatro comprimidos de anfetaminas. O júri levou seis minutos para declarar os dois culpados. Mick pega três meses e Keith um ano de prisão. O conservador NY Times escreve um editorial em defesa da banda.
1968 - Os Stones, e principalmente Mick Jagger colecionam polêmicas. A banda lança o álbum Beggar´s Banquet com a música Sympathy for the Devil. O grupo é acusado de satanismo.
1969 - Brian Jones é expulso da banda. Quase um mês depois a banda anuncia Mick Taylor como novo guitarrista. Dois dias antes da estréia do novo músico, Jones é encontrado morto. Apesar da tragédia, a banda faz um show no Hyde Park e solta milhares de borboletas brancas em homenagem a Brian Jones. Tentando repetir o sucesso do concerto do Hyde Park, os Stones são pivôs de um escândalo. No dia 6 de dezembro, durante um show gratuito nos EUA, um fã é morto a facadas. Contrariando todas as recomendações os Stones convidaram uma gangue de motoqueiros, os Hell´s Angels, para fazer a segurança da apresentação. O fato é considerado como o fim da era da Paz e Amor.
1970 - Se o sucesso dos Stones estava mais que consolidado, a banda ainda precisava de um contrato mais justo. A banda compõe às pressas a música Cocksucker Blues como um adeus pouco gentil à gravadora Decca.
1971 - O sucesso que os Rolling Stones conseguiram até o início da década fez da banda inglesa um sucesso mundial no rock. Mas a partir do rompimento com a Decca, Jagger e sua turma alcançam algo que provavelmente não imaginaram: virarem mega-astros internacionais. Principalmente porque a banda já não tinha no caminho o único competidor que impedia os Stones de ser a grupo mais popular do planeta. O fim dos Beatles deu início à era Rolling Stones. Na vida pessoal, depois de vários anos ao lado de Marianne Faithful, Jagger se casa com a ex-modelo nicaragüense Bianca Morena de Macias. No final do ano nasce Jade, única filha do casal que se divorciaria em 1980.
1975 - Depois de mais de cinco anos, Mick Taylor deixa os Stones alegando que não suporta a pressão de ser membro da banda mais popular do mundo. Rumores sobre a entrada de Ron Wood começam tomar as manchetes das revistas e jornais especializados, até que finalmente os Stones admitem a entrada do novo membro. Nascia a formação mais consistente dos Rolling Stones.
1981 - Nos últimos anos, Jagger está envolvido em diversos projetos paralelos como participações em álbuns de outros artistas e aparições em filmes. Em fevereiro Mick foge do set de filmagem do longa Fitzcarraldo, depois de cinco membros da equipe serem assassinados por guerrilheiros locais.
1984 - A participação de Jagger no álbum Victory dos Jacksons ajuda a impulsionar a banda de Michael Jackson. O álbum chega às primeiras posições das paradas americanas e britânicas. Ao contrário da imagem arredia de Mick Jagger, o astro continua vivendo com Jerry Hall com quem tem sua segunda filha, Elizabeth.
1988 - Completando quase 30 anos de carreira desde suas primeiras apresentações ainda com Dick Taylor, Jagger é alvo constante do que ele mesmo chamou de "oportunistas fracassados". Um dos casos mais notórios foi o processo que o astro sofreu por plágio. O músico norte-americano Patrick Alley entrou na justiça para provar que Just Another Night era de sua autoria. Alley perdeu a ação.
1992 - Jagger e Jerry Hall já estão casados há pouco mais de um ano, e a terceira filha do casal, Georgia May Ayeshaa nasce em janeiro. Jagger também consegue seu papel de maior destaque no cinema desde que estrelou o cult Ned Kelly sobre o bandido australiano. Mick contracena com Emilio Estevez na ficção futurista Freejack. Jagger dá vida ao vilão Vacendak e recebe elogios de todos os lados da crítica. Para completar o ano, o astro vira avô. Sua filha mais velha Jade dá a luz a seu primeiro neto.
1994 - O ano é histórico para os fãs brasileiros. O anúncio da turnê Voodoo Lounge inclui o Brasil em suas datas para o começo do ano seguinte. É a primeira vez que os Stones vêm ao país e a estrutura trazida fez da passagem de Jagger e sua turma o grande marco musical do Brasil na década de 90. A banda também apresenta nova formção, agora sem o baixista Bill Wyman que deixou o grupo no ano anterior.
1995 - Sob muita chuva e com um show fraquinho de Rita Lee, os Stones tomam o palco do Estádio do Pacaembu em São Paulo e do Maracanã no Rio, devolvendo as críticas de quem achou que a banda estava velha e já sem energia.
1998 - Depois de Jagger rasgar muitos elogios sobre o público brasileiro, os Rolling Stones incluem mais duas datas para o Brasil na turnê do novo álbum Bridges to Babylon. Os ingressos esgotados chegaram à cifra de 500 reais nas mãos de alguns cambistas.
1999 - Um escândalo se torna público e ganha as manchetes dos jornais de todo o país. A modelo Luciana Gimenez anuncia que está grávida de Mick Jagger. O menino nasce em maio e a apresentadora processa o cantor e o astro assume a paternidade. Cansada das constantes traições do marido, Jerry Hall pede o divórcio e termina uma união de mais de vinte anos.
2003 - Novamente Mick Jagger é alvo da imprensa brasileira. Em uma longa entrevista ao jornal britânico The Observer, Jagger afirma que considerou um erro ter tido um caso com Luciana. De acordo com Jagger "Ela não precisava me processar. Ela nem me deu a chance de dar a ela qualquer dinheiro".
Fonte: http://musica.terra.com.br
1 comentários:
Muito bom encontrar Isto!!
Postar um comentário